Prefeitura de Pindamonhangaba realiza campanha sobre AIDS no carnaval

A Prefeitura de Pindamonhangaba está realizando desde o dia 28 de janeiro, no evento que vai escolher a Rainha e o Rei Momo para o carnaval, uma campanha de conscientização sobre AIDS.

O projeto, que acontece durante o ano, vai ser intensificado no período de festa em diversos pontos da cidade e visa abranger toda a população.

Segundo a coordenadora de projetos de saúde, Débora Sóglio, a campanha acontece na cidade, além do distrito de Moreira César. “No dia 31 de janeiro a programação acontece em Moreira César, já no dia 6 de fevereiro no baile da empresa Novelis e no dia 7 de fevereiro na Avenida Nossa Senhora do Bomsucesso”, contou. Na semana seguinte, o projeto vai ser encaminhado aos bairros que apresentam unidades de saúde.

De acordo com a gerente da infectologia, Maria Aparecida Teixeira Barbosa, o objetivo é alertar as pessoas de todas as faixas etárias, sobre os riscos e cuidados que é preciso ter com a doença sexualmente transmissível.

“A campanha serve para conscientizar a todos, não tem um público específico, ela visa atender a quem procura”, esclareceu. Segundo ela, além das reuniões em comunidades, a campanha vai entregar panfletos, apresentar cartazes e distribuir preservativos.

Lembrando que os sintomas são: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Caso a pessoa apresente esses sintomas, ela deve procurar um médico o mais rápido possível.