Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem ato público na próxima segunda-feira

A entrada na Floresta Edmundo Navarro de Andrade já recebeu o Laço Vermelho, símbolo da luta contra a Aids.

O local foi escolhido para a realização ato público pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontecerá na segunda-feira (3) às 8 horas. Toda a população está convidada a participar.

Iniciada de 22 de novembro pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, a campanha do Laço Vermelho 2012 está promovendo a realização do exame que identifica o HIV, com foco no diagnóstico precoce da infecção pelo vírus.

O atendimento nos postos fixos de coleta termina nesta sexta-feira (30). Os postos fixos funcionam no CTA (rua 6, 3265, Santana) e no Serviço de Assistência Especializado (rua 11, 2626, Alto do Santana), onde o exame pode ser feito das 8 às 12 horas, além das unidades de saúde que, também até sexta-feira, disponibilizam o exame das 8 às 9h30.

Já o Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante estará no Jardim Público na sexta-feira (30), das 14 às 18 horas, e também no sábado (1) em dois períodos, de manhã, das 8 às 14 horas, e à tarde, das 14 às 18 horas.

“As pessoas devem procurar pelo exame, uma vez que o diagnóstico precoce promove melhor qualidade de vida ao portador do HIV”, afirma Neide Heloisa Outeiro Pinto, coordenadora do programa DST/Aids da Fundação de Saúde de Rio Claro, acrescentando que a partir da identificação do vírus a saúde deste portador será monitorada e muitas vezes nem se faz necessário o uso de medicação, apenas controle e manutenção da saúde.

Fonte: Jornal Cidade