HDT promove ações pela luta contra a Aids

O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad promove amanhã e depois (sexta-feira e sábado), duas ações para estimular o diagnóstico precoce e a prevenção de HIV/Aids. As ações são alusivas à campanha do Ministério da Saúde, que tem como tema “Não fique em dúvida, fique sabendo” e enfatiza a necessidade do diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos.

A primeira ação será realizada a partir das 7h30 de amanhã, no Terminal Isidória. Uma equipe do HDT vai distribuir panfletos informativos e explicará à população a importância de se realizar o teste de HIV. A ideia de promover a ação no terminal veio da necessidade de mobilizar o maior número possível de pessoas sobre o tema, independente de idade, classe social ou orientação sexual. O estacionamento HDT será palco da segunda ação,  que acontece amanhã, das 8 às 18 horas, e sábado, das 8 às 12 horas. A programação inclui oficinas sobre sexo seguro e distribuição de brindes aos participantes.

Segundo o diretor geral do HDT, o médico infectologista Boaventura Braz de Queiroz, cerca de 30 mil pessoas vivem com HIV em Goiás, sendo que metade delas não sabe que possui o vírus. “Essa situação é alarmante, pois 55% das mortes por Aids no Estado têm relação direta com o diagnóstico tardio da doença”, alerta. Em todo o País, 530 mil pessoas possuem o vírus, sendo que 135 mil desconhecem sua situação.

Mais informações: (62) 3201-3620

Fonte: Notícias de Goiás