Secretaria de Saúde de Maceió realiza ação preventiva do Programa DST/Aids

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último sábado (31), no Benedito Bentes, mais uma ação preventiva do Programa Municipal de DST/Aids. Realizada de acordo com a orientação do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a atividade se soma à campanha do carnaval, com a instalação da estrutura itinerante – montada próximo à Casa Maternal Denilma Bulhões – para testagem pós-folia carnavalesca , disponibilizando testes de detecção para HIV, sífilis, hepatites B e C e HTLV.

De acordo com a coordenadora do Programa em Maceió, Sandra Gomes, a estratégia visou diagnosticar precocemente infecções ocorridas no período carnavalesco, após possíveis situações de risco, que podem ter sido originadas da falta de uso do preservativo e/ou do compartilhamento de seringas – no caso de usuários de drogas injetáveis. No último dia 23, o Programa promoveu a mesma ação no calçadão do comércio, onde 1.297 pessoas realizaram os exames.

É importante ressaltar que em 2011 foram diagnosticados 180 casos de Aids na Capital, sendo 63 em mulheres e 117 em homens. Esses números vêm aumentando na população jovem feminina e homossexual.

Fonte: Jornal Primeira Edição