Centro de testagem rápida para o HIV é aberto na Capital do RS

Para facilitar o acesso ao exame de HIV/AIDS, Porto Alegre passa a contar a partir dessa semana com uma sala de testagem rápida, que fica na rua Capitão Montanha, número 27, no centro de Porto Alegre. É a primeira deste tipo mantida pelo município. A testagem acontece por meio de um exame de sangue, retirado por um furo no dedo, como no teste de glicose. A principal vantagem é o menor tempo de espera pelo resultado.

Enquanto que em exames comuns o paciente precisa esperar cerca de 15 dias úteis pelo resultado, o teste rápido fica pronto em menos de 40 minutos. De acordo com a coordenadora das políticas de DST/AIDS da secretaria municipal da saúde de Porto Alegre, Ruth Alves Ávila, a idéia é ampliar as salas para todos os bairros da cidade.

A iniciativa integra a campanha da Secretaria Municipal da Saúde que incentiva a realização do exame denominada “Só quem sabe pode tratar”. Dados da organização mundial da saúde mostram que mais de 50 por cento das pessoas infectadas pelo Vírus HIV não sabe que tem a doença.

Fonte: Clic RBS