Estado da Paraíba elabora ações de prevenção às DST/Aids para o Carnaval 2013

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais, vai atuar nas prévias carnavalescas da cidade de João Pessoa em parceria com o Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga (CHCF), que integra a rede hospitalar do Estado. Trata-se de uma iniciativa para trabalhar a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, incluindo a Aids.

Serão distribuídos 1,4 milhões preservativos masculinos, além de material informativo, máscaras, folders e porta preservativos para todo o Estado. Além disso, a SES vai dar apoio aos municípios com disponibilização de material informativo, preservativos e gel lubrificante. Após o carnaval será intensificada a campanha de realização do teste Rápido para HIV e Sífilis – “Fique Sabendo”.

O objetivo é levar conhecimento à população durante os festejos pré-carnavalescos, divulgando o conhecimento com relação à prevenção. A equipe da Gerência Operacional de DST/Aids e HV vai desfilar no bloco “Clementino Folia” , enfatizando a importância do uso da camisinha nas relações sexuais.

De acordo com a Gerente Operacional de DST/Aids, Ivoneide Lucena, este é mais um momento que o Governo do Estado está proporcionando às pessoas, para que elas possam se cuidar “É importante que cada um tenha consciência sobre a importância do uso da camisinha. Independente da festa, seja carnaval ou não, se for ter relação sexual use camisinha. A melhor forma de combater a Aids, ainda é a prevenção”, destacou Ivoneide.

De acordo com dados da SES, em 2012 foram registrados no Sistema Nacional de Atendimento Médico – Estadual (Sinanl) 341 casos de Aids, sendo 240 do sexo masculino e 101 do sexo feminino.

Fonte: Paraiba.com.br

(Visited 1 times, 1 visits today)