Campanha orienta mulheres sobre Aids e sífilis, no Espírito Santo

Para sensibilizar a população de Cachoeiro de Itapemirim sobre os riscos da transmissão da Aids e da sífilis de mãe para filho, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão visitando unidades de saúde dos bairros até o próximo dia 2 de junho, fase especial da campanha Fique Sabendo.

Desta vez, a mobilização é alusiva ao mês das mães e vai abordar mulheres em idade fértil, com idade de 15 a 49 anos. Nas visitas, sempre das 8h à 11h, a equipe do Centro de Referência em Infectologia “Abel Santana” (Crias) incentiva a realização de exames exames pré-natais e de sangue para identificação de doenças. O slogan da campanha é “Seu filho tem esse direito; você tem esse dever”. O Crias é ligado à Semus.

Na próxima segunda-feira (16), a campanha chega à unidade de saúde do bairro Abelardo Machado. Nos últimos dias 3, 4 e 5 de maio, foi aos bairros Agostinho Simonato, Nossa Senhora da Penha e Baiminas, no centro de saúde Paulo Pereira Gomes.

“A participação do público feminino tem sido muito boa, nos surpreendeu. A prevenção e o tratamento são determinantes para a saúde do bebê, que tem raras chances de ser infectado quando a mãe segue a risca as orientações. Quanto antes se identifica a doença na mulher, melhor”, alerta o gerente das Unidades Estratégicas em Saúde, Victor Gomes Barbieri.

Além das orientações, a equipe distribui panfletos, preservativos e faz coleta de sangue para exame. O resultado chega à unidade de saúde mais próxima da residência da paciente em até 40 dias.

Confira a programação da campanha Fique Sabendo:
Dia 16 de maio, segunda-feira
Abelardo Machado

Dia 17, terça-feira
Aquidaban

Dia 18 de maio, quarta-feira
Nossa Senhora Aparecida

Dia 19 de maio, quinta-feira
Jardim Itapemirim (IBC)

Dia 21 de maio, sábado
Zumbi

Dia 23 de maio, segunda-feira
BNH de Baixo

Dia 24 de maio, terça-feira
Village da Luz

Dia 25 de maio, quarta-feira
Recanto

Dia 26 de maio, quinta-feira
Paraíso

Dia 30 de maio, segunda-feira
São Luiz Gonzaga

Dia 31 de maio, terça-feira
Alto União

Dia 1º de junho, quarta-feira
Aeroporto

Dia 2 de junho, quinta-feira
No salão da igreja do bairro Valão – ao lado do campo de futebol

Fonte: Marataizes

(Visited 14 times, 1 visits today)