Pastoral organiza comemoração de Dia Mundial de Combate à Aids em Nova Mutum

A comunidade católica de Nova Mutum, através da Pastoral da Aids, está preparando uma série de ações voltadas ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro. 
 

Conforme apurou o site ExpressoMT, uma reunião definiu parte da programação que terá entre as atividades, pit stop, palestras e orientações sobre o tema unido ao trabalho de conscientização já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos Postos de Saúde da Família (PSFs). 
 

 
O objetivo é expandir e auxiliar o trabalho desenvolvido pela pastoral, que atende a 2 anos, pacientes soro positivos do município. “O trabalho ainda é tímido. Estamos com uma equipe de quatorze pessoas e desenvolvemos reuniões nas terceiras quartas-feiras do mês e uma missa em Ação de Graças também no terceiro domingo do mês, no sentido de confortar o paciente e acolhê-lo. Estudos sobre a doença também são desenvolvidos pela pastoral, com a participação de membros não só da igreja católica como também de toda sociedade em geral”, informam.
 
 

As atividades têm início previsto para o dia 29 novembro. 
 
 

A Aids é uma doença infecciosa causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, conhecido como HIV. O vírus ataca as células de defesa do organismo que fica sujeito a vários tipos de infecções e doenças, e assim, causam a enfermidade. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, existem aproximadamente 600 mil portadores doença. 
 
 

Em Nova Mutum, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, são atendidos 45 pacientes infectados com o vírus HIV. 

Fonte: Expresso MT

(Visited 1 times, 1 visits today)